sábado, 29 de agosto de 2009

Magazine Luiza - Vem ser feliz.


Todo bom empreendimento inicia-se através de uma boa parceria, e foi isso que ocorreu em 1995, quando Luiza Trajano conhecida como gerente de setor de presentes de uma famosa loja em Franca – SP conhece Pelegrino José Donato representante comercial de colchões, e os dois descobriram as primeiras afinidades. E através dessa afinidade que em 16 de novembro de 19587, nasce o que seria uma das maiores redes de varejo, com a compra da loja A Cristaleira de uma amiga, e foi através de um concurso realizado pela rádio local que surgiu o nome Magazine Luiza.
Na década de 60, o Magazine Luiza começava a prosperar impulsionado por uma nova dupla de sócios, Wagner Garcia e sua esposa Maria Trajano Garcia irmã de Luiza.
Na década de 70, a Magazine Luiza inaugura a loja nº 1 por ter sido a primeira grande loja de departamento e novos sócios entram na empresa: Wagner Garcia Jr., Luiza Helena Trajano Rodrigues e Onofre de Paula Trajano.
Na década de 80 passa ser uma das primeiras redes a implantar um sistema de computação nas lojas, em 83 se expande para fora de SP chegando as cidades do Triângulo Mineiro.
Na década de 90 uma nova liderança assume a rede, Luiza Helena Trajano Rodrigues, com apóio de todos desenvolve e inicia uma grande transformação no modelo de gestão , a empresa diminui as hierarquias, as paredes do escritório são derrubadas, gerentes e vendedores ganha, autonomia para negociar preços e créditos e a rede cresce para Mato Grosso e Paraná.
O grupo Luiza é formado pelas empresas: o consórcio Luiza, Luiza Cred, Luiza Seg, a própria Magazine Luiza e o Capital Group.
Em 2003 inicia-se a maior expansão da rede, comprando lojas em Campinas, Região de Sorocaba, em 2004 no Rio Grande do Sul e menos de um ano depois em Santa Catarina.
Com jeito simples e simpático a Magazine Luiza posiciona-se entre as 3 maiores redes de varejo do Brasil e no ano de 2003 foi eleita a melhor empresa para se trabalhar.
Em 2005 é lançada a TV Luiza e atualmente a rede conta com 54 lojas virtuais e o site http://www.magazineluiza.com.br/ é o terceiro maior do Brasil.
Uma empresa familiar que leva o nome da dona; vende mercadorias à crédito; possui lojas, com ambiente agradável e vendedores cortezes; e voltadas para um público-alvo das classes mais baixas da população. Foi assim que o MAGAZINE LUIZA consolidou um posicionamento de destaque no mercado nacional. -
Em 1966 ocorreu a ampliação da primeira loja, que já tinha 500 metros quadrados, LUIZA invadiu o mercado paranaense inaugurando de uma só vez 23 lojas. Quase uma década mais tarde, em 1974, a empresa inaugurou sua primeira grande loja de departamento, que recebeu o nome de Loja Número 1, ao final de duas décadas, a empresa contava com 30 lojas.
Em 1991, surgiu a necessidade de se criar uma holding. Em 1992, as lojas virtuais, a primeira loja virtual foi inaugurada em Igarapava (São Paulo). Em 1999, foi a vez de revolucionar o comércio eletrônico com a criação de sua página na Internet. Em 2004 comprou a rede Arno, no Rio Grande do Sul, que possuía 51 lojas. Outras lojas foram inauguradas, fechando o ano com 80 inaugurações e 253 lojas. E, para encerrar o ano com chave de ouro, o faturamento rompeu a barreira do bilhão de reais. Em 2005 outras três redes foram adquiridas no estado de Santa Catarina – Base, Madol e Kilar – levando a empresa a contar com 350 lojas no total.No ano seguinte, a expansão enorme dos anos anteriores, levou a empresa à inaugurar mais três centros de distribuição, localizados em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Contagem (Minas Gerais) e Navegantes (Santa Catarina). Apesar disso, foi em 2007, com a inauguração do Centro de Distribuição Bandeirantes, que a empresa de seu maior passo rumo a conquista do maior mercado consumidor do país. Com mais de 50 mil metros quadrados de área de armazenagem, o centro permitirá melhor eficiência logística e servirá de base para o projeto de expansão da empresa, que, no dia 22 de setembro de 2008, ingressou na capital paulista com a inauguração de 44 lojas num mesmo dia, em uma operação nunca vista antes no segmento de varejo do país.
Magazine Luiza uma gestão diferenciada, com ênfase no trabalho em equipe, inovação, ousadia e desburocratização com qualidade, simplicidade e rentabilidade.
Suas principais estratégias comerciais foram:
Criação da Loja Virtual, Jornalzão Luiza, Campanhas inovadoras como a “Liquidação Fantástica”, o “Só Amanhã”, Linha (0800)-Atendimento ao cliente ligada diretamente a Luiza Helena, Carta de cobrança diferenciada, Centro de Promoções em Lojas Virtuais, Internet grátis à Comunidade e os Multicanais de vendas e Serviços, como Garantia Luiza Plus, Seguro Prestamista e Luiza Cred.
Suas principais estratégias de Recursos Humanos foram:
Descentralização de poder, Programas de incentivo e reconhecimento (28, viagens, outdoors), Planejamento Estratégico com cônjuges, Encontrão, Rito de Comunhão e Conselho de loja.
Três pontos essências:
* Velocidade
*Qualidade
*Rentabilidade depende de uma equipe bem alinhada e comprometida, sabendo sempre que rumo tomar.
Magazine Luiza acredita que passar o conhecimento adquirido é muito importante para a formação de novos profissionais e também para o crescimento do ser humano, bem como para o fortalecimento das pequenas e médias empresas, pois acredita estar aí a solução para o desemprego do país. Suas ações, pois seu trabalho de estratégia foi muito voltado para o desenvolvimento. Na qual veio com realizações de reuniões freqüentes, café da manhã com funcionários, olho no olho, encontrões e contatos diretos.
No código de conduta ética da empresa está descrito no primeiro princípio o seguinte: “Respeite o ser humano em sua globalidade.
Responsabilidade Social
Na empresa há uma consciência de cidadania empresarial e responsabilidade
social, fazendo parte inclusive da missão, constando de documento específico de
conhecimento de todos os colaboradores.
- MISSÃO: “Ser uma empresa de competitividade, inovadora e ousada, que visa
sempre o bem-estar comum”.
- PRINCÍPIOS: “Seja sempre útil à comunidade na qual faz parte”.
LOJAS: Por fazer parte da política da empresa a descentralização do poder e de
ações, cabe ao gerente da unidade, junto a sua equipe, decidir e definir como
participar e auxiliar a sua comunidade (instituições, escolas, redes públicas,
etc.). As formas de participação são: doações de produtos, serviços,
equipamentos e outros recursos materiais; repasse de recursos financeiros a
partir de solicitação; apoio às campanhas de saúde (vacinação, doação de
sangue, etc), cursos, palestras e doação de cestas básicas. Independente disto,
as Lojas Virtuais possuem um centro promocional (espaço reservado para
cursos e palestras) à disposição da comunidade. A própria loja oferece cursos
gratuitamente a seus clientes e a comunidade. Desde o ano 2000 tem
instalado, nas lojas, Internet para uso inteiramente grátis da comunidade.
Tem recebido diariamente vários alunos da rede pública, que realizam suas
pesquisas escolares dentro das lojas através da Internet.
- CONCURSO CULTURAL: Realizado no mês de outubro e utilizando-se de
temas atuais, É lançado nas escolas em todas as cidades onde o Magazine Luiza está presente.
PARCERIA COM UNIVERSIDADES: Possui um programa
de estágio em parceria com as universidades de Franca para estágios na
Administração Central, nos cursos de Administração de empresas, Tecnologia
da Informação, Direito, Serviço Social, Psicologia, Ciências Contábeis,
Economia, Pedagogia, Marketing e outros.
- PARCERIA COM O SENAC: Junto ao Senac, participam como apoiadores
(estudantes fazem estágio prático nas lojas) .
ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: É associada ao Instituto Pró-Criança, em Franca, sendo uma das empresas líderes do movimento que trabalha para a erradicação do trabalho infantil nas empresas.
PALESTRAS PARA MICRO-EMPRESÁRIOS, UNIVERSIDADES,
ASSOCIAÇÕES, CONGRESSOS E EVENTOS:
INSTITUTO AKATU: No ano de 2005 foi classificada entre as empresas que melhor praticam a Responsabilidade Social de acordo Escala do Instituto Akatu
pelo Consumo Consciente, obtendo a nota AAA.
UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DO GRÊMIO PARA AÇÕES
COMUNITÁRIAS: Para atividades com idosos carentes, visando proporcionar um dia
de lazer diferente.
PROGRAMA ADOTE UM UNIVERSITÁRIO: Este é um programa criado em
1999 pela Prefeitura Municipal de Franca em parceria com empresas da cidade.
O Magazine Luiza participa desde a implantação deste programa, doando, em 2003, 39 Bolsas de Estudos para a Comunidade francana.
HOSPITAL DO CÂNCER DE FRANCA: Inaugurado em janeiro de 2002, o
Hospital do Câncer de Franca contou com uma contribuição significativa do
Magazine Luiza através de seus fundadores, o casal Pelegrino José Donato e
Luiza Trajano Donato. Eles doaram um aparelho importado de Radioterapia e os
custos de sua instalação e manutenção. O atual Diretor Administrativo do Hospital
é o Sr. Onofre de Paula Trajano, sócio proprietário do Magazine Luiza.
CAMPANHA DE NATAL: Em 2003 teve como objetivo aproveitar o espírito de solidariedade, próprio da data, para promover uma campanha de cunho social. Para isso, foi realizada uma parceria com a Unicef.
AÇÃO SOCIAL - SHOW RIO NEGRO E SOLIMÕES: Em abril de 2004, realizou um show beneficente na cidade de Campinas com a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões; arrecadando 15 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram destinados à entidades assistenciais de Campinas e Região.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE FRANCA – ONG “FRANCA
VIVA”: Fundado em agosto de 1998, o grupo de cidadania Franca Viva contou
com a participação de vários profissionais do Magazine Luiza; dentre eles a Superintendente Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, que exerceu o cargo de Presidente desta ONG. Atualmente sua posição é de vice-presidente.

Um comentário:

  1. Muito bom e como disse publicamente sua desenvoltura em apresentação está totalmente satisfatória, o que me traz muito orgulho por estar contribuindo nem que seja bem pouquinho no seu sucesso profissional! Tenho certeza que vai longe.

    ResponderExcluir